SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Profile, production and evaluation of participants from the Americas and Africa in a specialization on drugsMental health, substance use disorder, and opioid uses disorder: updates and strategies for treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

VENTURA, Carla Aparecida Arena; MENDES, Isabel Amélia Costa; ZANARDO, Ana Beatriz Rizzo  and  SILVA, Ítalo Rodolfo. Diretrizes da Organização Mundial da Saúde relacionadas aos recursos humanos em saúde mental. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.3, pp. 78-87. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.182144.

OBJETIVO: avaliar, com base em documentos-chave, o escopo, potencial e desafios para a atuação de recursos humanos na área de saúde mental. MÉTODO: pesquisa documental, descritiva, realizada por meio da análise de três documentos de domínio público, considerados centrais para a formulação de políticas e programas na área de saúde mental, propostos e aprovados no contexto da OMS e, portanto, aplicáveis a todos os seus países membros. As categorias analíticas foram formuladas mediante análise por comparação dos dados. RESULTADOS: em um contexto em que a maioria dos países com baixa e média renda possui poucos recursos humanos treinados e disponíveis, os documentos demonstram que a realidade brasileira não é isolada, mas reflexo de uma cultura centrada em modelo predominantemente biomédico na saúde, bem como na saúde mental. CONCLUSÃO: os documentos demonstram as fragilidades dos serviços de saúde mental e remetem aos desafios vivenciados na área de recursos humanos, já que muitos profissionais não têm a formação adequada ou não se sentem atraídos para atuarem na saúde mental.

Keywords : Saúde Mental; Assistência à Saúde Mental; Recursos Humanos; Administração de Recursos Humanos; Política de Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License