SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Regulation of Cannabis use in Uruguay and its influences on the Brazilian borderRisk classification of alcohol consumption in pregnant women in the last 12 months and during pregnancy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

SILVA, Naiara Gajo et al. Modelos preditivos para o uso problemático de álcool entre universitários da saúde. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.4, pp. 33-43. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.170253S.

OBJETIVO: identificar a prevalência e os preditores para o uso problemático de álcool entre estudantes universitários da área da saúde. Estudo transversal, realizado com 1.497 universitários de 11 cursos da saúde, na região metropolitana de Cuiabá-MT, Brasil. MÉTODO: utilizou-se o Teste para Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool. Aplicou-se a regressão de Poisson e estimou-se a Razão de Prevalência. RESULTADOS: a prevalência de uso problemático de álcool foi de 23,6%. Identificou-se consumo problemático de álcool entre homens, solteiros, que moravam sozinhos, que se consideravam agressivos e que usavam o álcool em momentos festivos para relaxar, ter prazer e melhorar a interação social. Aquele que morava com cônjuge e/ou filhos, estava no 2º ano do curso, não percebeu mudanças no padrão de consumo na faculdade; o não participante de atléticas, que se considerava calmo e introvertido e bebia por problemas ou "nervosismo" apresentou uso problemático de álcool menos frequente. CONCLUSÃO: a busca por socialização influencia o uso de álcool entre universitários. Sugere-se que a manutenção do padrão de consumo anterior ao início da graduação os protege. Os modelos são multideterminados e requerem de instituições de ensino, entidades estudantis e equipes de saúde ações oportunas.

Keywords : Consumo de Álcool na Faculdade; Universidades; Estudantes; Bebidas Alcoólicas; Alcoolismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License