SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Regulación del consumo de Cannabis en Uruguay y su influencia en la frontera brasileñaClasificación de riesgo del consumo de alcohol de mujeres embarazadas en los últimos 12 meses y durante el embarazo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

SILVA, Naiara Gajo et al. Modelos preditivos para o uso problemático de álcool entre universitários da saúde. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.4, pp. 33-43. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.170253S.

OBJETIVO: identificar a prevalência e os preditores para o uso problemático de álcool entre estudantes universitários da área da saúde. Estudo transversal, realizado com 1.497 universitários de 11 cursos da saúde, na região metropolitana de Cuiabá-MT, Brasil. MÉTODO: utilizou-se o Teste para Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool. Aplicou-se a regressão de Poisson e estimou-se a Razão de Prevalência. RESULTADOS: a prevalência de uso problemático de álcool foi de 23,6%. Identificou-se consumo problemático de álcool entre homens, solteiros, que moravam sozinhos, que se consideravam agressivos e que usavam o álcool em momentos festivos para relaxar, ter prazer e melhorar a interação social. Aquele que morava com cônjuge e/ou filhos, estava no 2º ano do curso, não percebeu mudanças no padrão de consumo na faculdade; o não participante de atléticas, que se considerava calmo e introvertido e bebia por problemas ou "nervosismo" apresentou uso problemático de álcool menos frequente. CONCLUSÃO: a busca por socialização influencia o uso de álcool entre universitários. Sugere-se que a manutenção do padrão de consumo anterior ao início da graduação os protege. Os modelos são multideterminados e requerem de instituições de ensino, entidades estudantis e equipes de saúde ações oportunas.

Palabras clave : Consumo de Álcool na Faculdade; Universidades; Estudantes; Bebidas Alcoólicas; Alcoolismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License