SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Modelos preditivos para o uso problemático de álcool entre universitários da saúdeO consumo de substâncias psicoativas entre pessoas idosas: um olhar complexo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

POSSA, Geovana Carisani et al. Classificação do risco de consumo de álcool de gestantes nos últimos 12 meses e durante a gravidez. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.4, pp. 44-53. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.171923.

OBJETIVO: classificar o risco de consumo de álcool de gestantes nos últimos 12 meses (baixo risco, risco, nocivo e provável dependência) e durante a gravidez (negativo ou positivo). MÉTODO: trata-se de um estudo observacional, transversal e descritivo desenvolvido com 118 gestantes usuárias do SUS de dois municípios. Para a coleta de dados, aplicaram-se os testes AUDIT e TACE por meio de entrevista. RESULTADOS: observou-se que 94,9% das entrevistadas faziam uso frequente do álcool antes da gravidez e 34,7% fizeram seu uso sem ter conhecimento da gravidez vigente. Quanto ao padrão de uso durante a gestação, a maioria das gestantes (86,4%) referiu não utilizar ou utilizar dentro de limites de "baixo risco", no entanto, foram verificadas associações entre o consumo pregresso de álcool das mulheres e o consumo durante o período gravídico, bem como associações entre o consumo de álcool nos últimos 12 meses antes da gestação e os escores que representam o consumo durante o período gravídico. CONCLUSÃO: compreender o consumo de álcool por gestantes permite contribuir com diagnósticos precoces de vulnerabilidade e com o planejamento de intervenções para estabelecer uma gestação segura e saudável.

Palavras-chave : Gestação; Consumo de Bebidas Alcoólicas; Características Sociais; Fatores de Risco.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License