SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4The consumption of psychoactive substances among older adults: a complex perspectiveUse of hypnotics, sleep quality and Burnout syndrome in medical students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

OLIVEIRA, Renata Marques de  and  FUREGATO, Antonia Regina Ferreira. Percepções e vivências da Enfermagem quanto à proibição do tabagismo em um hospital psiquiátrico. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.4, pp. 63-73. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.176380.

OBJETIVO: conhecer a experiência dos profissionais de Enfermagem diante da implementação da proibição do tabagismo em um hospital psiquiátrico. MÉTODO: realizou-se um estudo qualitativo com 73 profissionais de Enfermagem de um hospital psiquiátrico, do interior paulista, utilizando a Teoria Fundamentada nos Dados como referencial metodológico e o Interacionismo Simbólico como referencial teórico. Realizaram-se 1260 horas de observação participante com registros em diário de campo. Os dados foram analisados a partir das codificações aberta, axial e seletiva. RESULTADOS: observaram-se diferentes facetas da proibição do fumo, tais como insegurança, pessimismo, resistência e boicote, especialmente na unidade de internação privada. Entretanto, muitos profissionais da Enfermagem apoiaram a proibição quando constataram os benefícios para os pacientes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: o processo de implementação da proibição do tabagismo foi acompanhado por dificuldades, porém, mostrou-se uma intervenção viável. Profissionais que inicialmente eram contra a proibição passaram a apoiá-la.

Keywords : Tabagismo; Enfermagem; Ambientes Livres de Fumo; Hospitais Psiquiátricos; Enfermagem Psiquiátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License