SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16Fenomenologia na Gestalt - Terapia: Método ou muleta? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

IGT na Rede

versión On-line ISSN 1807-2526

Resumen

CASTRO, EmilySuelen Antunes de  y  SOUZA, Airte Miranda de. Cuidando da pessoa com câncer: Contribuições da Gestalt-Terapia. IGT rede [online]. 2012, vol.9, n.16, pp. 43-69. ISSN 1807-2526.

Este trabalho teve como objetivo discutir as contribuições da Gestalt-Terapia na assistência ao paciente oncológico. O câncer é uma doença comumente associada à morte, em que a qualidade de vida pode depender do estádio da doença, características do tratamento e mecanismos internos de que o paciente poderá dispor para o enfretamento e a percepção do adoecimento. Trata-se de uma pesquisa teórica, de cunho exploratório, suscitada a partir da revisão da literatura realizada acerca do tema. Constatou-se a importância dessa abordagem para a Psico-Oncologia na compreensão de como esse fenômeno é experienciado, pois a percepção do câncer pelo sujeito se dá com base em suas construções, em seus relacionamentos consigo mesmo e com o outro. O psicólogo pautado nesse referencial busca acompanhar, significar e intervir na estruturação do processo de adoecimento, com o intuito de favorecer a ressignificação, utilizando, para isso, uma escuta atenta àquilo que emerge à consciência, em sua facticidade, a fim de apreender o significado das experiências vividas pelo paciente, possibilitando que um encontro dialógico possa ocorrer por meio da presença e aceitação genuína do outro.

Palabras clave : Câncer; Gestalt-Terapia; Encontro Dialógico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License