SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16Cuidando da pessoa com câncer: Contribuições da Gestalt-TerapiaOrientação profissional na abordagem gestáltica: reflexões históricas para uma práxis fundamentada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

IGT na Rede

versión On-line ISSN 1807-2526

Resumen

FILHO, Ananias Oliveira  y  GOMES, Patricia Wallersntein. Fenomenologia na Gestalt - Terapia: Método ou muleta?. IGT rede [online]. 2012, vol.9, n.16, pp. 71-85. ISSN 1807-2526.

A Gestalt-Terapia tem como base metodológica a Fenomenologia. Apresenta-se, no decorrer do texto, questões ainda a serem aclaradas que, em seu escopo, a Gestalt-Terapia sofre de e por precariedade metodológica. Ao lançar mão da Fenomenologia para fomentar as suas bases epistemológicas, a Gestalt-Terapia não o fez em grande parte com discernimento avalizado. É pertinente e fundamental indagar a real adequação da Redução Fenomenológica concebida por Husserl e a visão de homem em Heidegger para a Gestalt-Terapia. Os princípios do questionar e problematizar, estes já defendidos respectivamente por Gadamer (2000) e Popper (2001), como os dínamos que impulsionam o movimento de atualização e construção do conhecimento. Se fazem necessários novos estudos para um melhor delineamento acerca do método na Gestalt-Terapia.

Palabras clave : Gestalt -Terapia; Fenomenologia; Método.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License