SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16Fenomenologia na Gestalt - Terapia: Método ou muleta?O papel do terapeuta na relação terapêutica na Gestalt-terapia e na Terapia de Família Sistêmica Construcionista Social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

IGT na Rede

versión On-line ISSN 1807-2526

Resumen

LAUANE, Baroncelli. Orientação profissional na abordagem gestáltica: reflexões históricas para uma práxis fundamentada. IGT rede [online]. 2012, vol.9, n.16, pp. 86-98. ISSN 1807-2526.

A busca pela fundamentação da práxis em orientação profissional e as reflexões sobre as suas possibilidades, limites e contradições deve se efetivar como um processo contínuo e sempre mais aprofundado. Considerando que o aspecto histórico da orientação profissional possui implicações fundamentais na práxis do orientador, partimos, neste artigo, do desenvolvimento de reflexões em relação às suas origens históricas. Em seguida, discute-se como a abordagem gestáltica se posiciona teoricamente no que concerne às questões suscitadas por tais implicações históricas, podendo contribuir para o desenvolvimento do campo da orientação profissional como um todo.

Palabras clave : Orientação profissional; história; abordagem gestáltica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License