SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue18Gestalt Art Therapy and its relationship to the creative processBlindness: A Gestalt rereading of the work of Saramago author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

IGT na Rede

On-line version ISSN 1807-2526

Abstract

PEREIRA, Mara Dias. Atendimento ao Cidadão-Trabalhador em uma Instituição de Ciência e Tecnologia em Saúde: o desafio da gestão do trabalho de Ouvidoria InternaCitizen-Worker Care at an Institution of Science and Technology in Health: the challenge of managing the work of the Internal Ombudsman. IGT rede [online]. 2013, vol.10, n.18, pp. 37-80. ISSN 1807-2526.

O presente estudo analisa do ponto de vista da gestão do trabalho, as demandas dos profissionais de uma Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&I/S), que chegam às suas diferentes instâncias estruturais, e propõe um modelo de gestão, com as principais estratégias, para a criação de uma Ouvidoria Interna que complemente o formato democrático e participativo gerencial assumido, e se consolide em seu papel como facilitadora da articulação e integração entre as instâncias estruturais, visando à melhoria do bem-estar no ambiente de trabalho e dos níveis de satisfação do cidadão-trabalhador em uma instituição de CT&I/S. Entendendo-se que este Canal não só é uma qualificação do modelo de gestão adotado, mas, principalmente, é indutor e harmonizador de inovações, no contexto dinâmico da ciência e do desenvolvimento tecnológico em saúde e, conseqüente, contribuição para o Sistema Nacional de CT&I/S.

Keywords : Ouvidoria (Interna e Externa); gestão do trabalho; democracia e processo participativo; configuração organizacional; inovação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License