SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18Atendimento ao Cidadão-Trabalhador em uma Instituição de Ciência e Tecnologia em Saúde: o desafio da gestão do trabalho de Ouvidoria InternaO processo de envelhecer com HIV/AIDS: uma abordagem gestáltica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

IGT na Rede

versión On-line ISSN 1807-2526

Resumen

SILVEIRA, Karina Masci. Ensaio Sobre a Cegueira: Uma releitura gestáltica da obra de Saramago. IGT rede [online]. 2013, vol.10, n.18, pp. 81-103. ISSN 1807-2526.

Esse trabalho baseou-se em uma (re)leitura da obra literária  Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago (2008) sob a luz da gestalt-terapia. A obra literária narra a trama de um surto epidêmico de cegueira e as dificuldades e crescimento alcançados pelos cegos após a perda da visão. Entendo a cegueira enquanto metáfora de adoecimento psíquico e a recuperação da visão como metáfora de cura, a obra literária foi utilizada como ilustração do adoecimento do homem moderno e o processo de cura foi utilizado como simbolização do processo psicoterapêutico de base gestáltica. Sendo assim, estabeleceu-se um entrelace entre a obra literária e as bases teóricas da gestalt-terapia.

Palabras clave : awareness; contato; cura; figura-fundo; gestalt-terapia; neurose.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License