SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue18Blindness: A Gestalt rereading of the work of SaramagoRights of children / adolescents: Boundaries between the protection and respect for family life. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

IGT na Rede

On-line version ISSN 1807-2526

Abstract

SANTOS, Rana Malva Medeiros Dos. O processo de envelhecer com HIV/AIDS: uma abordagem gestáltica. IGT rede [online]. 2013, vol.10, n.18, pp. 104-116. ISSN 1807-2526.

Este artigo tem como objetivo a descrição de teorias e conceitos básicos sobre HIV/AIDS, envelhecimento e Gestalt Terapia, seguida da associação teórica entre as três temáticas. Descreve-se um breve histórico do surgimento do HIV/AIDS e seu impacto sócio-histórico, bem como a dinâmica biológica do vírus e os modos de contágio. Uma análise biológica e sócio-histórica da velhice também é feita, conceitualizando senescência e refletindo sobre a imagem do idoso na sociedade. Conceitos principais da Gestalt Terapia como contato, awareness e os mecanismos neuróticos de defesa, além da Teoria de Campo, são também aqui explanados, de forma a subsidiar o elo teórico estabelecido entre Gestalt Terapia e o processo de envelhecer com HIV/AIDS. Tal processo é visto, neste escrito, como mobilizador de inúmeros introjetos que geram sofrimento ao indivíduo. Também é discutida aqui as possibilidades que o portador de HIV/AIDS na senescência encontra para se ajustar à realidade de seu estado mórbido crônico aliada ao fato de estar em um estágio avançado da vida. O artigo também busca demonstrar as possíveis contribuições da Gestalt Terapia para a melhoria na qualidade de vida do grupo específico em discussão.

Keywords : Gestalt Terapia; envelhecimento; HIV/AIDS; ajustamento neurótico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License