SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18Gestalt-Terapia e Síndrome do Pânico: uma relação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

IGT na Rede

versión On-line ISSN 1807-2526

Resumen

CATALDO, Ulisses Heckemaier de Paula. Gestalt-terapia: fenomenologia na prática clínicaGestalttherapy: phenomenologyon the clinical practice. IGT rede [online]. 2013, vol.10, n.18, pp. 187-222. ISSN 1807-2526.

O presente trabalho pretende estudar, através de uma revisão bibliográfica, a influência da fenomenologia na prática clínica da Gestalt-terapia. Para tal, por motivo de opção de trabalho, é realizada uma investigação da proposta fenomenológica, idealizada por Husserl, focando o contexto do seu surgimento (a crise do pensamento cartesiano), o uso da epoché como método, e a particularidade da consciência como Intencionalidade. Por fim é feita uma leitura da prática clínica da Gestalt-terapia como arte do contato, identificando o self como conceito central para o entendimento da metodologia fenomenológica na prática clínica, com a intenção de marcar a ruptura com o paradigma reducionista vigente nas demais abordagens psicoterapias, bem como de sinalizar as peculiaridades de tal postura.

Palabras clave : Gestalt-terapia; fenomenologia; intencionalidade; consciência; clínica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License