SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19Estudo da demanda de um Centro de Atenção Psicossocial de uma cidade de médio porte: imagens dos desafios da Reforma Psiquiátrica BrasileiraOuvidoria: uma possibilidade de atuação do psicólogo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

IGT na Rede

versión On-line ISSN 1807-2526

Resumen

ZAMPRONHA, Maria Amélia Güllnitz. A experiência de contato de graduandos em Psicologia e o uso da Internet.. IGT rede [online]. 2013, vol.10, n.19, pp. 01-21. ISSN 1807-2526.

Este artigo apresenta uma leitura gestáltica da pesquisa intitulada "A experiência de relação com o outro de alunos de graduação em Psicologia e o uso da Internet" (Zampronha, 2012). Embora o referencial teórico para a fundamentação da citada pesquisa seja a teoria crítica da sociedade, compreender os resultados a partir do referencial da Gestalt-terapia pode contribuir para a reflexão acerca da formação do psicólogo. O objetivo da pesquisa é verificar a relação entre a experiência interpessoal e o uso da Internet considerando três aspectos: preconceito, racionalidade tecnológica e narcisismo. O método compreende a aplicação de um Questionário de hábitos de uso de Internet e de uma escala do tipo Likert, denominada escala de Experiência com o outro (escala E), e o tratamento estatístico dos dados. A escala E é dividida em três subescalas - de preconceito, de racionalidade tecnológica e de narcisismo - e avalia as atitudes dos sujeitos em relação a estas três categorias de análise, compreendendo que elas podem permear e interferir na experiência com o outro e na experiência de autoconsciência. Um alto escore na escala E indica prejuízo da experiência espontânea. Os sujeitos são 72 alunos do curso de graduação em Psicologia, de uma faculdade privada da cidade de São Paulo. As hipóteses preveem: forte correlação entre o uso da Internet e as atitudes expressas na relação com o outro; uso mais relacionado à comunicação e à solução de problemas imediatos que à informação; e que quanto maior esse tipo de uso, maior a pontuação na escala E. Verificou-se que a amostra tende a expressar maiores graus de preconceito e adesão à racionalidade tecnológica e menor grau de narcisismo e que há correlação entre o modo como os sujeitos utilizam a Internet e a expressão dessas três categorias.

Palabras clave : Psicologia; Internet; escala Likert; teoria crítica; Gestalt-terapia; experiência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License