SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19Ouvidoria: uma possibilidade de atuação do psicólogoA postura do Gestalt-Terapeuta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

IGT na Rede

versión On-line ISSN 1807-2526

Resumen

BARROS DE SOUZA, Fabrícia. O papel do psicólogo nas organizações de trabalho: contribuições da gestalt-terapia. IGT rede [online]. 2013, vol.10, n.19, pp. 305-320. ISSN 1807-2526.

As contribuições da Gestalt-terapia tem permitido a resignificação da atuação do psicólogo em diversos âmbitos, incluindo o da Psicologia Organizacional & do Trabalho, uma vez que nos permite moderar o foco no desempenho e saúde individuais do trabalhador, convocando os processos sociais, organizacionais e interpessoais a assumirem uma posição igualmente importante no processo de compreensão-intervenção. O presente artigo objetiva, num primeiro momento, promover uma discussão/reflexão em torno da teoria e prática da Gestalt-terapia nas organizações de trabalho. Em seguida, será proposta uma metodologia de atuação diante da demanda de diagnóstico/intervenção organizacional para promoção da saúde dos trabalhadores. Por fim, conclui-se que o desafio que se apresenta ao psicólogo nas organizações é o de fugir de interpretações sobre o desempenho e saúde das pessoas e o funcionamento da organização, para construir sentidos compartilhados que viabilizem a mudança nas relações entre as forças que atuam neste campo.

Palabras clave : Gestalt-terapia; Trabalho; Organizações.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License