SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19A postura do Gestalt-TerapeutaQuando brincar é viver criativamente:: o encontro da abordagem gestáltica com a winnicottiana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

IGT na Rede

versión On-line ISSN 1807-2526

Resumen

MAZZA, Simone. Psicologia do Esporte: O Futebol numa perspectiva Gestáltica. IGT rede [online]. 2013, vol.10, n.19, pp. 328-334. ISSN 1807-2526.

O trabalho que apresento iniciado em 1991, é realizado no Nova Iguaçu Futebol Clube, fundado em 01/04/1990. Ou seja, iniciado um ano após sua fundação. Esse fato vem nos mostrar a preocupação desses dirigentes com a formação do atleta. A filosofia de trabalho sempre foi de formar não só o Atleta, mas também o ‘Homem'. E é aí que se evidencia a importância do psicólogo nessa estrutura. Hoje, após todos esses anos , sei que é um dos fatores que torna tudo muito diferente. Pois, muitas vezes, quando o psicólogo entra junto com equipes ou técnicos, quando um profissional sai, saem todos daquela equipe, como já ocorreu em vários Clubes ou equipes /seleções. A medida que o trabalho se desenvolveu, fez-se necessário pesquisar esse " novo" meio , na época, era ainda tímido o trabalho de psicólogos no futebol. Foi quando através de uma especialização em Psicologia do Esporte realizada na FMU- SP , se abriu um leque de possibilidades de formas de trabalho. O Inicio do trabalho era com entrevistas individuais, reuniões com a comissão técnica e diretoria, assistir aos jogos , observação e aproximação dos treinos e , finalmente, os encontros de grupos. Aos poucos, conforme ia conhecendo e experimentando e explorando , por meio de tentativa e erro, foi surgindo a aproximação com a Gestalt.

Palabras clave : Psicologia do Esporte.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License