SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19Psicologia do Esporte: O Futebol numa perspectiva GestálticaContribuições gestálticas no trabalho com portadores de transtorno mental através da Oficina de Teatro e imagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

IGT na Rede

versión On-line ISSN 1807-2526

Resumen

DE PAULA, Vanessa Miranda Santos  y  DA SILVA, Marcelo Pinheiro. Quando brincar é viver criativamente:: o encontro da abordagem gestáltica com a winnicottiana. IGT rede [online]. 2013, vol.10, n.19, pp. 335-350. ISSN 1807-2526.

O trabalho visa refletir acerca da importância do brincar para a promoção de saúde, visto ser um tema pouco abordadona Gestalt-Terapia com crianças, apesar de ser muito utilizado no contexto psicoterapêutico. Propõe-se a articulação entre os conceitos winnicottianos de "brincar" e "viver criativo" com os pressupostos gestálticos de "auto-regulaçãoorganísmica" e "ajustamento criativo", buscando-se evidenciar que o brincar também pode ser visto como uma forma primária de estabelecer contato, atravessado por um modo particular de ser-e-estar-no-mundo, favorecendo a manutenção de sua saúde. Ao utilizar exemplos de casos previamente publicados de crianças atendidas por um programa de atenção integral à criança hospitalizada - pertencente a um hospital público do Rio de Janeiro - pretende-se mostrar que o brincar por si só deve ser valorizado no processo terapêutico, indo além do paradigma atual, o qual o privilegia primordialmente enquanto forma de expressão e comunicação da criança.

Palabras clave : brincar; gestalt-terapia com crianças; viver criativo; auto-regulação organísmica; ajustamento criativo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License