SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19Quando brincar é viver criativamente:: o encontro da abordagem gestáltica com a winnicottianaO Perfil da Clínica Social do IGT: da primeira entrevista ao início do tratamento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

IGT na Rede

versión On-line ISSN 1807-2526

Resumen

PAULA, Ana Carolina Pacheco de. Contribuições gestálticas no trabalho com portadores de transtorno mental através da Oficina de Teatro e imagem. IGT rede [online]. 2013, vol.10, n.19, pp. 351-370. ISSN 1807-2526.

O objetivo deste trabalho é contribuir teoricamente com estudos e práticas relacionados à atuação do gestalt-terapeuta com grupos terapêuticos, cujo público-alvo são portadores de transtorno mental, além de verificar as contribuições do uso do teatro e da imagem como ferramentas terapêuticas. Partindo da revisão de literatura, utilizando textos com o embasamento gestáltico que discursam sobre saúde mental e grupos terapêuticos, somado a experiência prática e teórica da autora no trabalho com portadores de transtorno mental, em uma oficina de teatro e imagem, de um CAPS I na Costa Verde do Rio de Janeiro. Neste texto contextualizo o processo de formação e desenvolvimento desta oficina, reservando um espaço para reflexão acerca dos conceitos gestálticos emergentes na mesma. Os resultados apontam o uso do teatro e da imagem como um experimento que mostra-se como um campo fértil para importantes mudanças na vida dos participantes e uma interessante ferramenta de inserção social e familiar dos mesmos. Além de um convite ao terapeuta à utilizar seu ajustamento criativo e ampliar suas possibilidades de atuação dentro do CAPS.

Palabras clave : CAPS; Gestalt-terapia; teatro; imagem; oficina terapêutica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License