SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue19Gestalt contribuitions in working with the mentally ill through theater Workshop and image author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

IGT na Rede

On-line version ISSN 1807-2526

Abstract

CAVALCANTE PINTO, Ana Paula. O Perfil da Clínica Social do IGT: da primeira entrevista ao início do tratamento. IGT rede [online]. 2013, vol.10, n.19, pp. 01-45. ISSN 1807-2526.

Esta monografia está vinculada à linha de pesquisa "Clínica Social no IGT", e se propõe a identificar o perfil predominante de clientes que buscam atendimento psicológico na clínica social do IGT - Instituto de Gestalt-Terapia e Atendimento Familiar. Para isto, foi analisada uma amostra das marcações das primeiras entrevistas agendadas para as alunas de uma turma do curso de Especialização em Psicologia Clínica - Gestalt-Terapia (Indivíduo, Grupo e Família) no período entre setembro de 2009 e abril de 2011. Como método de pesquisa foi utilizado o levantamento bibliográfico de textos produzidos a partir de pesquisas realizadas em clínicas sociais e clínicas-escola e também pesquisa documental de relatórios no banco de dados do IGT. Com base nos registros encontrados foram quantificadas informações sobre o gênero, a faixa etária, os encaminhamentos e modalidades de atendimento, o valor estipulado pelo cliente para cada sessão de terapia e o tempo de espera entre a primeira entrevista e o início do tratamento. A partir da análise empreendida foi possível identificar o perfil da clínica social do IGT neste período, apontar possibilidades de melhorias no serviço prestado e ainda refletir sobre a adequação da terapia de grupo a partir do referencial da Gestalt-terapia neste contexto.

Keywords : Gestalt-Terapia; Clínica Social; Prática clínica; Terapia de grupo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License