SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Dialogicidade e processo psicoterapêutico em Gestalt Terapia: Um relato de caso clínico. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

IGT na Rede

versão On-line ISSN 1807-2526

Resumo

MARTINS, Marize  e  LIMA, Patricia Valle de Albuquerque. Contribuições da Gestalt-terapia no enfrentamento das perdas e da morte. IGT rede [online]. 2014, vol.11, n.20, pp. 01-39. ISSN 1807-2526.

Este trabalho apresenta um estudo sobre a contribuição da Gestalt-terapia no enfrentamento das perdas e da morte. A morte é uma realidade intrínseca e universal da existência humana. No contato com a finitude, o homem tem a oportunidade de viver de forma plena e autêntica conseguindo extrair das adversidades grandes oportunidades de aprendizado. Contudo, este artigo abordará o contexto histórico do homem diante da morte relatando como as mudanças nos rituais fúnebres foram ocorrendo ao longo dos anos. Apresentará as etapas do processo do luto e a importância da vivência dos sentimentos de forma plena. Debaterá sobre a relevância da Gestalt- terapia no processo de aceitação das perdas e da morte.

Palavras-chave : Psicologia; Perdas; Morte; Luto; Gestalt-terapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License