SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue20Dialogicity and psychotherapeutic process in Gestalt Therapy: A clinical case reportGadamer: A Project Methodology for Gestalt Therapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

IGT na Rede

On-line version ISSN 1807-2526

Abstract

BASSO, Fabrício Siqueira. Estado de exceção na critica agambeniana: uma leitura do sofrimento e possível intervenção à luz da Gestalt-terapia.. IGT rede [online]. 2014, vol.11, n.20, pp. 48-63. ISSN 1807-2526.

O advento do Estado democrático de direito teve por finalidade abolir a vontade soberana das formas de governo dantes existentes. Entretanto, o que se vê é que a vontade soberana permaneceu no Estado de direito de maneira oculta e disponível, sempre que preciso, para ser utilizada como técnica biopolítica a grupos ditos perigosos ante o sistema. É diante da denúncia deste malogro que Agamben nos mostra, através do artifício jurídico do “estado de exceção”, a maneira pela qual o soberano ainda permanece na constituição dos Estados modernos. Faz-se necessário, portanto, haver estudos e pesquisas visando desmascarar as diversas metamorfoses da vontade soberana que ainda permanece (e sempre esteve) na constituição do direito ocidental. Seguindo esta orientação, busco na Gestalt-terapia (uma abordagem psicoterapêutica) desenvolver uma leitura do sofrimento destes, que se encontram como vítimas do totalitarismo soberano, bem como divulgar sua proposta de intervenção inclusiva.

Keywords : Estado de exceção; Poder soberano; Gestalt-terapia; Sofrimento; Intervenção inclusiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License