SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Estado de exceção na critica agambeniana: uma leitura do sofrimento e possível intervenção à luz da Gestalt-terapia.A Gestalt-terapia e as relações de poder: um diálogo possível índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

IGT na Rede

versión On-line ISSN 1807-2526

Resumen

OLIVEIRA FILHO, Ananias Queiroga. Gadamer: Um Projeto Metodológico Para Gestalt-Terapia. IGT rede [online]. 2014, vol.11, n.20, pp. 67-83. ISSN 1807-2526.

O presente trabalho propôs-se a evidenciar uma relação entre a teoria do filósofo alemão Hans-Georg Gadamer e sua pertinência como aporte metodológico para Gestalt-Terapia. Fez-se um estudo da Gestalt-Terapia tendo por base a concepção do seu fundador Fritz Perls, onde foram explicitados os seus principais conceitos e preceitos a partir de uma análise crítica delineada de maneira a ressaltar a estrutura do escopo teórico e metodológico. Traça-se um paralelo entre conceitos fundamentais de Gadamer, e como estes podem ser de grande utilidade para o gestalt-terapeuta, propiciando a este uma melhor compreensão da experiência no processo de psicoterapia.

Palabras clave : Gestalt-Terapia; Gadamer; Metodologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License