SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue20Gadamer: A Project Methodology for Gestalt TherapyA panorama of the psychotherapeutic process in Gestalt Therapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

IGT na Rede

On-line version ISSN 1807-2526

Abstract

SOUZA, Israel Ferraz de. A Gestalt-terapia e as relações de poder: um diálogo possível. IGT rede [online]. 2014, vol.11, n.20, pp. 84-104. ISSN 1807-2526.

A noção de indivíduo e sociedade está correlacionada de tal forma que se torna impossível ensaiar qualquer aproximação sem a consideração de ambos. Assim como a teoria do self da Gestalt-Terapia propõe uma análise não dicotomizada entre o organismo e seu ambiente, a proposta foucaultiana de análise das relações sociais enquanto relações de poder possibilita a concepção de como os corpos são influenciados pela rede de poder e também a influenciam. O estabelecimento de uma intersecção entre os estratégicos dispositivos biopolíticos e o dinâmico sistema self permite a problematização da maneira pela qual a produção do saber, da noção de outro social e de indivíduo se dá nas relações de poder. A neurose aparece como uma forma de ajustamento político, tanto de submissão, quanto de resistência ao biopoder; a proposta de intervenção gestal-terapêutica surge como possibilidade de acolhimento dos “contradiscursos” que se dão no sistema self e, consequentemente, nas relações de poder.

Keywords : Gestalt-Terapia; self; relações de poder; outro social; neurose.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License