SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20A Gestalt-terapia e as relações de poder: um diálogo possívelPaul Goodman e o projeto do livro Gestalt Therapy índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

IGT na Rede

versión On-line ISSN 1807-2526

Resumen

OLIVEIRA, Evelyn Denisse Felix de. Um panorama do processo psicoterapêutico infantil em Gestalt-terapia. IGT rede [online]. 2014, vol.11, n.20, pp. 01-15. ISSN 1807-2526.

Objetivou-se com este artigo apresentar um panorama do processo psicoterapêutico infantil embasado pela Gestalt-terapia, que apresenta algumas particularidades como a ênfase na linguagem lúdica, uma vez que é o brincar a forma genuína de comunicação da criança, exigindo assim que o terapeuta encontre a criança em seu brincar, no contato com os responsáveis e com outros ambientes de convivência desta. O processo psicoterapêutico, entre outras coisas, é composto pelos seguintes procedimentos: entrevista inicial com os responsáveis, na qual se busca o estabelecimento do vínculo, a coleta de dados e a delimitação da demanda; a entrevista inicial com a criança, que é realizada de forma lúdica, priorizando-se o estabelecimento do vínculo e realizando-se poucas intervenções; a entrevista de devolutiva com os pais, que ocorre após apreensão do psicoterapeuta em relação ao todo vivencial da criança e deve ser conduzida de acordo com o pressuposto humanista existencial da GT, incumbindo o psicoterapeuta de relatar aos responsáveis sua percepção sobre os aspectos saudáveis da família e da criança e, criteriosamente, falar sobre seu funcionamento não saudável. Ao final, os responsáveis precisam estar norteados em relação a como a criança está e como poderão contribuir para seu processo psicoterapêutico. Outras formas de intervenção em GT, tais como sessões familiares, sessões conjuntas, visitas a outros ambientes de convívio da criança compõem a prática clínica. O encerramento do processo psicoterapêutico se dá basicamente quando o sintoma foi extinto e a criança consegue se relacionar consigo, com o mundo e com o outro de forma funcional sem o acompanhamento do psicoterapeuta.

Palabras clave : Gestalt-terapia; Psicoterapia; Criança.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License