SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Relato de um estágio realizado com crianças em um Centro Educacional e de Assistência SocialUm Estudo Fenomenológico sobre as primeiras sessões do atendimento individual na clínica social do IGT índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

IGT na Rede

versión On-line ISSN 1807-2526

Resumen

SILVA, Kelly Gonçalves da; DIAS, Clara Castilhos Barcelos  y  ALVIM, Mônica Botelho. Sobre os escritos do terapeuta na clínica da Gestalt-terapia. IGT rede [online]. 2014, vol.11, n.20, pp. 160-170. ISSN 1807-2526.

O presente trabalho foi motivado por situações vivenciadas por estagiárias de Gestalt Terapia em um contexto clínico. Nossas reflexões teóricas partiram de um problema que envolvia uma grande dificuldade para descrever as sessões de forma escrita, ainda que as mesmas estivessem cientes de tudo o que havia ocorrido. O trabalho aborda discussões fenomenológicas sobre a temporalidade e a corporeidade para discutir a temática, tendo como objetivo caracterizar e discutir os diferentes registros do terapeuta na psicoterapia, suas peculiaridades e dificuldades, ressaltada aquela do registro escrito que solicitava do terapeuta organizar relatórios com um tipo de escrita formal e técnica que nos trazia uma sensação de desencontro com o vivido. Concluímos que é necessário estar atento à experiência do terapeuta, e esta precisa ser registrada, pois é a conexão feita entre ele e o cliente que proporciona qualidade à compreensão do processo de terapia e possibilita a elaboração dos documentos, não cabendo uma simples transcrição que parta do relato de dados e de uma cronologia de fatos. A experiência de atendimento em Gestalt Terapia possui como aspecto marcante o seu caráter tácito, temporal e fenomenal.

Palabras clave : Gestalt Terapia; temporalidade; awareness; documentos psicológicos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License