SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Aproximações explicativas entre a concepção de "caos" na perspectiva ecológica e na Gestalt-terapiaA Gestalt-Terapia no contexto hospitalar: compreensão, postura e possibilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

IGT na Rede

versão On-line ISSN 1807-2526

Resumo

MENEZES, Karina Junqueira; OVELAR, Sílvia Oliveira de Alencar  e  OLIVEIRA, Evelyn Denisse Félix de. Gestalt-terapia e orientação profissional: um relato de experiência. IGT rede [online]. 2014, vol.11, n.21, pp. 261-281. ISSN 1807-2526.

A adolescência é uma fase marcada por mudanças, entre elas a transição da infância para o mundo adulto, cujo marco é o momento da escolha profissional. Voltada para essa demanda, tradicionalmente, a Psicologia interveio através da psicometria. Entretanto, reflexões acerca dessa forma de trabalho levaram à crítica desse modelo, que implicava na ideia do homem certo no lugar certo. Dessa forma, encaminhou-se a proposição de um novo método, a Orientação Profissional na perspectiva clínica. Esta tem como foco o sujeito, responsabilizando-o e propiciando-lhe autoconhecimento para que seja uma escolha consciente. A princípio, esse modelo formou-se sob orientação psicanalítica, mas este foco também vai ao encontro da visão de homem da Gestalt-terapia e alinha-se aos seus pressupostos e técnicas. Com o objetivo de demonstrar esse alinhamento, o presente trabalho é um relato de experiência de um grupo de Orientação Profissional formado por 15 adolescentes. Através da discussão teórica e da descrição das sessões, buscou-se mostrar como os conceitos e métodos gestálticos podem ser usados na Orientação Profissional. Os resultados da experiência do grupo mostraram que esses conceitos e métodos são adequados aos objetivos da Orientação Profissional clínica e podem contribuir para a escolha profissional.

Palavras-chave : Orientação Profissional; Gestalt-terapia; Método Fenomenológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License