SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Gestalt-terapia e orientação profissional: um relato de experiênciaA luta de uma mulher contra a dependência química: Um olhar da Gestalt-terapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

IGT na Rede

versão On-line ISSN 1807-2526

Resumo

ESTEVAO, Adriana Ludmila Pereira  e  SILVEIRA, Teresinha de Mello da. A Gestalt-Terapia no contexto hospitalar: compreensão, postura e possibilidades. IGT rede [online]. 2014, vol.11, n.21, pp. 282-296. ISSN 1807-2526.

A Gestalt-terapia é uma abordagem psicológica que sustenta a prática em diferentes campos de trabalho, indo ao encontro de demandas encontradas. No hospital, com a adoção do modelo biopsicossocial de saúde, o psicólogo compõe uma equipe multi ou interdiscilpinar. O presente estudo tem o objetivo de elucidar a atuação de gestalt-terapeutas em hospitais, considerando a compreensão, a postura e as possibilidades terapêuticas de sua assistência a pessoas adoecidas. Para tal, buscamos referenciar autores da Psicologia Hospitalar que possuem uma linguagem afinada com a abordagem gestáltica. Considerando a potencialidade e as possibilidades do ser humano e da relação terapêutica, acreditamos na criação de sentidos no processo de saúde-doença, com a realização de escolhas mais saudáveis.

Palavras-chave : Psicologia Médica; Terapia Gestalt; Processo Saúde-Doença..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License