SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21A Gestalt-Terapia no contexto hospitalar: compreensão, postura e possibilidadesAs polaridades do feminino na contemporaneidade e a depressão pós-parto: uma visão gestáltica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

IGT na Rede

versão On-line ISSN 1807-2526

Resumo

SILVA, Aline Fagundes; CARBONERA, Alexandre  e  PRADO, Josiane Aparecida F. de A.. A luta de uma mulher contra a dependência química: Um olhar da Gestalt-terapia. IGT rede [online]. 2014, vol.11, n.21, pp. 297-307. ISSN 1807-2526.

O presente estudo foi realizado a partir da junção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e da disciplina eletiva de Gestalt-terapia. Nesta disciplina, em uma das avaliações, deveria ser escolhido um tema para ser discutido sob o enfoque dos conceitos da Gestalt-terapia, de preferência a partir de uma vivência prática realizada durante a graduação. O tema escolhido foi a dependência química, que será relatado e discutido a partir da experiência de uma das participantes do TCC, com o olhar da Gestalt-terapia. Esta mulher se encontrava em tratamento para dependência de Substâncias Psicoativas (SPA) em uma Comunidade Terapêutica (CT) exclusiva para mulheres. Os termos trabalhados foram figura-fundo, parte-todo, awareness, ajustamento criativo e contato.

Palavras-chave : Gestalt-terapia; Dependência química; Mulher.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License