SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue21Produce and to consume stocks zombies :: contemporary criticisms and reflections on a political project founded on understanding Paul Goodman on the here, now and what will come.IMPROVISAÇÃO: experiência com grupo de gestantes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

IGT na Rede

On-line version ISSN 1807-2526

Abstract

ROSARIO, Celita Almeida  and  ESCH, Cristiane Ferreira. "Que negócio é esse de operar?": A abordagem gestáltica e o acompanhamento psicológico a crianças em processo cirúrgico.. IGT rede [online]. 2014, vol.11, n.21, pp. 345-361. ISSN 1807-2526.

O presente artigo aborda a importância do acompanhamento psicológico a crianças em processo cirúrgico utilizando como fundamento conceitos da Gestalt-terapia. Nesta abordagem, a compreensão do homem como uma totalidade rompe com a dicotomia mente-corpo e traz a ideia de organismo unificado, sob a influência tanto de aspectos psicológicos como fisiológicos. A experiência cirúrgica e a hospitalização podem gerar um desconforto emocional, o que torna importante a oferta de um espaço para expressão de sentimentos. Objetiva-se que as crianças, ao entrarem em contato com a situação vivida possam realizar ajustamentos criativos de modo a atravessarem o processo de internação e cirurgia com maior suporte. Além disso, ao considerar a criança inserida em um campo, é fundamental o acompanhamento também aos seus responsáveis. O trabalho é realizado, sobretudo, através da experiência lúdica do brincar, considerada como facilitadora do contato da criança consigo mesma, com a situação e com outras crianças.

Keywords : Processo Cirúrgico; Crianças; Gestalt-terapia..

        · abstract in Portuguese     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License