SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue22Playing as a facilitator of the child's expression from the perspective of Gestalt Therapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

IGT na Rede

On-line version ISSN 1807-2526

Abstract

SANTOS, Tatiana Queiroz de Almeida. Avaliação psicológica no atendimento infantil: Uma perspectiva gestáltica. IGT rede [online]. 2015, vol.12, n.22, pp. 08-27. ISSN 1807-2526.

Este artigo apresenta reflexões que surgem a partir da experiência clínica com crianças e a construção do curso de avaliação psicológica infantil realizado no IGT- Instituto de Gestalt-Terapia e Atendimento Familiar. Discutimos sobre o fato de ainda nos remetermos aos testes, ao pensarmos em avaliação psicológica. Pensamos sobre o conceito de avaliação psicológica, diferenciando-o do conceito de psicodiagnóstico. Procuramos compreender em que sentido a avaliação psicológica inicial infantil se diferencia da psicoterapia. Apresentamos uma breve consideração sobre a concepção de homem para a Gestalt-Terapia, ilustrando nossa proposta prática de avaliação psicológica infantil a partir de um caso clínico. Por fim, consideramos nossa proposta como mais uma possibilidade dentre outras existentes, onde os testes são um dos recursos possíveis, que se justifica por contribuir para o manejo clínico do profissional, e por contribuir em alguns casos, para o diálogo com os pais, escola e outros profissionais.

Keywords : Avaliação psicológica;; atendimento infantil;; Gestalt-Terapia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License