SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número22Avaliação psicológica no atendimento infantil: Uma perspectiva gestálticaOs Conflitos na Fronteira de Contato entre Pais e Filhos Adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

IGT na Rede

versão On-line ISSN 1807-2526

Resumo

LIMA, Gerlena Correia  e  LIMA, Deyseane Maria Araújo. O brincar como meio facilitador da expressão da criança sob a perspectiva da Gestalt-terapia. IGT rede [online]. 2015, vol.12, n.22, pp. 28-52. ISSN 1807-2526.

Este artigo apresenta o brincar como meio facilitador da expressão da criança sob a perspectiva da Gestalt-terapia, através de um estudo teórico elaborado a partir da revisão de literatura, da análise de documentos e da reflexão pessoal. Objetiva-se refletir sobre o brincar como meio facilitador da expressão da criança. Pensar o brincar é pensar o desenvolvimento da criança em sua totalidade, conforme propõe a abordagem da Gestalt-terapia. Nesse sentido, compreende-se que é na relação ininterrupta da criança com o meio que é constituído o seu desenvolvimento. Os resultados proporcionaram o repensar sobre o brincar numa perspectiva gestáltica, a partir do olhar e da história de autores que contribuíram para a psicoterapia infantil, permitindo compreendê-lo como um meio que facilita a expressão da criança. A análise do fenômeno contribuiu com o campo de conhecimentos já existentes sobre o fenômeno do brincar na Gestalt-terapia.

Palavras-chave : Brincar; Gestalt-terapia;; Infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License