SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue22Playing as a facilitator of the child's expression from the perspective of Gestalt TherapyPolíticas Públicas em Saúde E Clínica Gestáltica: Tecendo Saberes e Prática author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

IGT na Rede

On-line version ISSN 1807-2526

Abstract

SILVA, Rosimere Viana Barbosa da. Os Conflitos na Fronteira de Contato entre Pais e Filhos Adolescentes. IGT rede [online]. 2015, vol.12, n.22, pp. 53-66. ISSN 1807-2526.

O presente artigo tem como objetivo propor uma discussão teórica acerca dos conflitos na relação entre os pais e filhos adolescentes, identificar quais os aspectos que dificultam essa relação, quando os conflitos se instalam e quais os ajustamentos criativos utilizados. São apresentadas as concepções da adolescência, os principais conceitos, a relação saúde e doença em Gestalt-terapia, e a relação entre pais e filhos na visão da Gestalt-terapia. O adolescente e seus pais nesse momento de transformação passam por flutuações que consistem em aceitação e negação diante das mudanças físicas e psíquicas. É uma fase confusa e ambivalente, marcada por conflitos, que vai requerer dos pais e adolescentes novas posturas.

Keywords : Adolescência; Interrupção de Contato; Conflitos; Gestalt-Terapia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License