SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue22Políticas Públicas em Saúde E Clínica Gestáltica: Tecendo Saberes e Prática"Bullying": violence in contemporary school with a focus on gestalt approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

IGT na Rede

On-line version ISSN 1807-2526

Abstract

OLIVEIRA, Jeane Franco de  and  VIEIRA, Érico Douglas. Reflexões sobre a relação terapêutica: perspectivas da gestalt-terapia e do psicodrama. IGT rede [online]. 2015, vol.12, n.22, pp. 92-110. ISSN 1807-2526.

O movimento de integração tem como essência o desenvolvimento e a busca de maneiras alternativas de conceitualizar e conduzir a psicoterapia, com um olhar para as contribuições de outras escolas. Muitos estudos indicam que a eficácia da psicoterapia depende mais da relação terapêutica do que da abordagem do psicoterapeuta. O objetivo deste trabalho é observar os fatores em comum e os específicos do Psicodrama e da Gestalt-terapia sobre a relação terapêutica. A Gestalt-terapia é a terapia do contato e considera que o relacional é a base sólida para a transformação do cliente. O Psicodrama propõe que o encontro entre psicoterapeuta e cliente seja balizado pela capacidade do psicoterapeuta em se emocionar com o drama do cliente. As duas orientações valorizam o encontro humano no processo de psicoterapia e acreditam que a relação terapêutica sólida transcende uma relação meramente técnica. Os aspectos específicos de cada abordagem podem trazer construções mais elaboradas de alguns aspectos que podem faltar em cada abordagem isolada. Quando o psicoterapeuta examina as contribuições de outras escolas, pode haver uma expansão das possibilidades de estabelecimento de uma boa relação de ajuda.

Keywords : Gestalt-Terapia; Psicodrama; Relação terapêutica; Integração em Psicoterapia..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License