SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23Contribuições do método cartográfico para a Escolha Profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

IGT na Rede

versão On-line ISSN 1807-2526

Resumo

ODDONE, Hugo Ramón Barbosa. Aspectos Éticos, Políticos e Antropológicos da Identidade do Docente Hospitalar de Crianças Gravemente Doentes: Abordagem Gestáltica.. IGT rede [online]. 2015, vol.12, n.23, pp. 268-294. ISSN 1807-2526.

Este artigo apresenta os aspectos éticos, políticos e antropológicos da identidade do docente hospitalar de crianças e adolescentes gravemente doentes, e foi recortada de uma pesquisa realizada por um psicólogo na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - Brasil, para a obtenção do Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência. Para estabelecer um campo integrado da Educação e da Saúde, onde encontramos este professor, definimos teórica e metodologicamente os conceitos do atendimento escolar hospitalar (AEH), área nova - com forte influência da racionalidade técnica - com tendências de integração, de emancipação, com formação reflexiva dos profissionais em serviço. Através duma metodologia construída para a obtenção dos dados necessários analisamos a significação que a literatura especializada brasileira entre os anos 2009/2014 atribui à identidade do professor AEH, de crianças e adolescentes gravemente doentes hospitalizadas. Encontramos modelos de Educação, dedicados a estas especificidades, determinados pelas limitações que o hospital e a situação do aluno-paciente impõem. Vulnerabilidade e empoderamento ético, pelo cuidado e proteção do aluno-paciente; político, pelas garantias de continuidade de sua escolaridade; antropológico, pois estas perspectivas referenciam a formatos únicos, a cuidado individualizado, a conteúdos curriculares específicos, ou seja, a novos modelos antropológicos da docência. Na prática, a identidade deste professor, arrancada da literatura, aparece como figura idealizada, solicitando autorização para se empoderar dos espaços já conquistados. Em outras palavras, um professor que abandona os aspectos políticos e antropológicos da sua identidade na dependência das instâncias decisivas das Políticas Públicas.

Palavras-chave : Identidade; Professor hospitalar; Educação e Saúde; Teoria do Self; Gestalt-terapia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License