SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23Aspectos Éticos, Políticos e Antropológicos da Identidade do Docente Hospitalar de Crianças Gravemente Doentes: Abordagem Gestáltica.A criatividade como potencializadora do processo gestalt-terapêutico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

IGT na Rede

versão On-line ISSN 1807-2526

Resumo

SILVA, Ângela Maria Carneiro. Contribuições do método cartográfico para a Escolha Profissional. IGT rede [online]. 2015, vol.12, n.23, pp. 295-314. ISSN 1807-2526.

A escolha profissional dos jovens na contemporaneidade é um grande desafio. Um campo de tensão se forma entre uma espetacular transformação do mundo, com as novas tecnologias que promovem acessibilidade, distribuição, produção de conhecimento e bem estar e uma profunda desigualdade social agravada nas relações socioeconômicas, no mundo do trabalho e no limite dos recursos do planeta. Fazer escolhas dentro desse contexto é atravessar a crise de valores que vivemos, na invenção de outros modos de se fazer e fazer mundo. Um desafio que se coloca para o profissional que trabalha com jovens nesse campo de complexidades. O método cartográfico é apresentado como uma ferramenta que contribui para atravessar as dúvidas dos jovens nos seus processos de escolhas.

Palavras-chave : escolha profissional; cartografia; produção de subjetividades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License