SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23A criatividade como potencializadora do processo gestalt-terapêuticoUm olhar gestáltico para as relações em famílias de crianças que têm autismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

IGT na Rede

versión On-line ISSN 1807-2526

Resumen

HOSPODAR, Paulo J.R.. A Noção de Tempo e Espaço na Educação a Distância: A Descentralização do Processo Ensino-Aprendizagem. IGT rede [online]. 2015, vol.12, n.23, pp. 327-339. ISSN 1807-2526.

O presente artigo tem por finalidade rever a bibliografia a partir do surgimento da WEB1 2.0 no que diz respeito a noção de tempo e espaço no processo de ensino-aprendizagem na Educação a Distância (EaD).  A literatura que fundamenta o ensino-aprendizagem a distância orienta para um novo perfil e relacionamento dos atores (professor e estudante) com o surgimento das novas Tecnologias de Informação e da Comunicação (nTICs)2, tornando necessário um estudo sobre os impactos deste modelo sobre o sujeito que aprende e o que ensina, bem como o processo contato/afastamento no processo dialógico.  O tempo-espaço está para além da ideia de espaço físico e tempo determinado.  Essa noção de tempo e espaço tem uma forte representação, ou seja, na noção atemporal da rede, o curso a distância se localiza em um tempo e um espaço.

Palabras clave : Educação a Distância; Ensino Superior; Tecnologias da Informação e Comunicação; Tempo e Espaço na Educação a Distância.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License