SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue23A gestaltic view about the relationships in families of children who have autismPolyamory: the institutionalization of monogamy sexual revolution Paul Goodman author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

IGT na Rede

On-line version ISSN 1807-2526

Abstract

BARROS, Nilma Soares  and  PINHEIRO, Márcia Estarque. Um Olhar para Capacitação de Educadores(as) de Abrigo de Crianças e AdolescentesA Look for Teachers Training of Children and Teens Under.. IGT rede [online]. 2015, vol.12, n.23, pp. 389-423. ISSN 1807-2526.

Este estudo objetivou refletir sobre como a Gestalt-Terapia pode contribuir com a capacitação para educadores(as) de abrigo de crianças e adolescentes. A Gestalt-terapia, compreendida para além de um suporte teórico, base deste estudo, é também um jeito de ser no mundo, de vivenciar as relações. Essa compreensão serviu de pano de fundo para elaboração de uma metodologia de pesquisa onde foi construído um registro das 192 horas dos encontros de capacitação para dois Programas Municipais de Acolhimento Institucional. O material elaborado foi organizado com base nos itens do modelo de Relatório de Atendimento de Grupos do IGT - Instituto de Gestalt-Terapia e Atendimento Familiar, que funcionou como um roteiro para apresentar o que destaquei como figura durante a participação como integrante nos encontros de capacitação para os(as) educadores(as). As reflexões extraídas do material e fundamentadas nos suportes teóricos de acolhimento institucional e da Gestalt-Terapia, possibilitaram a percepção de como essa vivência permitiu-me olhar para a relação que estabeleci com os(as) educadores(as) e, fazer das mobilizações presentes, um instrumento para inferências sobre o processo de capacitação, apontando assim para uma rica contribuição da Gestalt-Terapia para além dos consultórios.

Keywords : acolhimento institucional; capacitação; Gestalt-Terapia e grupo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License