SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número24A Família e o Desenvolvimento Infantil sob a Ótica da Gestalt-Terapia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

IGT na Rede

versión On-line ISSN 1807-2526

Resumen

CEZAR, Adieliton Tavares  y  JUCA-VASCONCELOS, Helena Pinheiro. Diferenciando sensações, sentimentos e emoções: : uma articulação com a abordagem gestáltica.. IGT rede [online]. 2016, vol.13, n.24, pp. 04-14. ISSN 1807-2526.

Sensações, sentimentos e emoções são palavras bem conhecidas e utilizadas no cotidiano. Contudo, existe uma confusão quanto à conceituação, principalmente no que se refere a sentimentos e emoções, onde tais termos são vistos como semelhantes. Por vezes, até entre especialistas a conceituação pode ser confusa. O objetivo deste estudo foi apresentar uma base conceitual para a diferenciação de sensações, sentimentos e emoções, realizando uma revisão narrativa de literatura através de livros e artigos científicos. SciELO e SAGE foram as bases de dados utilizadas. Após a diferenciação dos construtos, foi abordado como estes conceitos podem operar na Gestalt-terapia no âmbito clínico. Pôde-se observar a importância destes processos para clínica gestáltica, sobretudo no que tange à ampliação da "awareness" e relação dialógica.

Palabras clave : sensação; sentimento; emoção; Gestalt-terapia; "awareness".

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License