SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número24Diferenciando sensações, sentimentos e emoções:: uma articulação com a abordagem gestáltica.Os primeiros atendimentos de um psicólogo em formação: uma compreensão fenomenológico-existencial da narrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

IGT na Rede

versão On-line ISSN 1807-2526

Resumo

SILVA, Thalita Rodrigues  e  GONTIJO, Cristina Silva. A Família e o Desenvolvimento Infantil sob a Ótica da Gestalt-Terapia. IGT rede [online]. 2016, vol.13, n.24, pp. 15-36. ISSN 1807-2526.

Sob a ótica da Gestalt-terapia, este artigo tem o objetivo de explorar como o ambiente familiar influencia no desenvolvimento da criança de zero a três anos, partindo-se da hipótese de que é no ambiente familiar onde ocorrem as primeiras relações e interações da criança, sendo estas de suma importância para o desenvolvimento infantil. Para tal, foi-se necessário a compreensão de conceitos essenciais à abordagem como ajustamento criativo; funcionamento saudável e não saudável e funções de contato, bem como a compreensão de homem para a Gestalt como um ser de totalidade. Foi observado que há poucos autores no Brasil e no exterior que se dedicam a um trabalho de psicoterapia com crianças na abordagem gestáltica. Utilizou-se o método de revisão sistemática, tipo de pesquisa que emprega como fonte de dados a literatura sobre determinado assunto. Também foram utilizados artigos encontrados nos últimos dez anos. Após a compreensão dos conceitos, Pôde-se concluir que as famílias não têm noção de sua influência para o desenvolvimento pleno da criança e de que o desenvolvimento não ocorre somente por automatismos, e sim pelo investimento afetivo que a família dispõe à criança.

Palavras-chave : Desenvolvimento infantil; Gestalt-terapia; Ambiente familiar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License