SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue24Family and Child Development Under Gestalt-Therapy PerspectivePsychotherapy for psychotherapists: luxury, obligation or necessity? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

IGT na Rede

On-line version ISSN 1807-2526

Abstract

CORDEIRO, João Henrique  and  LIMA, Deyseane Maira Araújo. Os primeiros atendimentos de um psicólogo em formação: uma compreensão fenomenológico-existencial da narrativa. IGT rede [online]. 2016, vol.13, n.24, pp. 37-59. ISSN 1807-2526.

Este artigo tem como objetivo fundamentar e investigar a clínica Fenomenológico Existencial com base na narrativa, procurando demonstrar que este modo textual é rico em interpretações, tanto de caráter epistemológico, quanto humano. Uma abordagem qualitativa do fenômeno da experiência dos primeiros atendimentos na clínica psicoterápica infantil e adulta de um estudante dos últimos semestres da graduação em Psicologia. Tem-se como questionamento central, investigar como se dá o encontro entre teoria e prática na clínica psicoterapêutica. Estes seriam indissociáveis um do outro? A experiência narrada pode se mostrar fonte de conhecimento sensível e profunda para o pesquisador, psicólogo ou estudante? A experiência do psicoterapeuta que foca seus esforços no jeito de ser da pessoa, este que está em constante movimento, acendendo e apagando centelhas vivenciais, aceitando e compreendendo o tempo de cada um como processo sensível e vital. Para tanto, considerando os textos atualmente disponíveis sobre estes temas, podemos acrescentar que este trabalho pode representar um papel importante na formação de estudantes e nos estudos continuados do profissional, pois traz temas centrais e relevantes da clínica Fenomenológico-Existencial para discussão e reflexão enquanto prática, a partir do empírico, do vivido. Utilizando o recurso do auto relato, tentando fazer uma aproximação poética entre teoria e prática, sendo o autor, tanto pesquisador quanto pesquisado. Em termos metafóricos, concluímos que, o estudo das abordagens humanistas na prática clínica se dá em uma via de mão dupla que não é separada por meio fio, os fenômenos se entrelaçam entre si formando e deformando dúvidas e significados relevantes ao processo que os move. O que para o terapeuta e o estudante muitas vezes se torna o maior desafio, e muitas dessas vezes o maior prazer de atender nesta clínica fenomenológica da existência.

Keywords : Auto Relato; Psicologia Existencial-Fenomenológica; Narrativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License