SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número24Os primeiros atendimentos de um psicólogo em formação: uma compreensão fenomenológico-existencial da narrativaA relação terapeuta-cliente na abordagem gestáltica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

IGT na Rede

versão On-line ISSN 1807-2526

Resumo

LIMA, Leonardo Pereira de. Psicoterapia para psicoterapeutas: luxo, obrigação ou necessidade?. IGT rede [online]. 2016, vol.13, n.24, pp. 60-84. ISSN 1807-2526.

Este trabalho foi motivado pelos relatos de situações nas quais as atitudes e comportamentos de alguns profissionais da psicologia são motivos para descontentamento, desconforto e espanto, assim como da observação de lacunas na formação dos psicoterapeutas. A revisão de literatura mostrou que, embora sejam encontrados trabalhos que se debruçam sobre os pilares fundamentais da formação do psicoterapeuta, a psicoterapia para psicoterapeutas é a menos problematizada e debatida. Apontou-se para a psicoterapia como uma oportunidade de trabalhar questões pessoais; um espaço para redução do impacto e desgaste que o cotidiano clínico possa causar; busca para o autoconhecimento; e como ferramenta para compreender e executar na prática as bases que dão suporte ao Gestalt terapeuta. O presente estudo objetiva a promoção de estudos e discussões mais profundos do tema, encorajando psicoterapeutas na busca da psicoterapia como ferramenta indispensável à sua formação e ao seu bom desempenho.

Palavras-chave : Psicoterapia; Psicoterapeuta; Gestalt; Formação do Psicólogo..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License