SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número24Psicoterapia para psicoterapeutas: luxo, obrigação ou necessidade?As residências terapêuticas e as políticas públicas de saúde mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

IGT na Rede

versión On-line ISSN 1807-2526

Resumen

FREITAS, Julia Rezende Chaves Bittencourt de. A relação terapeuta-cliente na abordagem gestáltica. IGT rede [online]. 2016, vol.13, n.24, pp. 85-104. ISSN 1807-2526.

Pesquisas recentes mostram que os transtornos mentais já são uma das maiores causas de paralisação no trabalho, de afastamento das relações sociais e até de suicídio, causando enormes prejuízos para a vida do sujeito. A psicoterapia, por sua vez, é fundamental para o autoconhecimento e o crescimento pessoal, sendo uma ferramenta eficaz para desenvolver potencialidades e dar-se conta de mecanismos neuróticos. Por isso, cada vez mais, as pessoas estão buscando um tratamento psicoterápico. O objetivo desta pesquisa é estudar mais profundamente a relação entre o terapeuta e o cliente na abordagem gestáltica, uma vez que estudos apontam que essa relação, que envolve empatia, vínculo, confiança, entre outros aspectos, é determinante para o sucesso de qualquer psicoterapia. E a Gestalt-terapia considera a própria relação como sua maior técnica e sua principal ferramenta de trabalho, a qual denomina relação dialógica, sendo ambos afetados um pelo outro, promovendo transformação e crescimento. Para isso, é feita uma reflexão epistemológica das bases filosóficas e teóricas da Gestalt-terapia, procurando relacioná-las com sua metodologia e a atuação do psicólogo no setting terapêutico.

Palabras clave : psicoterapia; Gestalt-terapia; relação; psicologia clínica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License