SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue24The relationship between therapist and client in Gestalt-therapyVitalidade e envelhecimento author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

IGT na Rede

On-line version ISSN 1807-2526

Abstract

ALMEIDA, Flávio Aparecido de  and  CEZAR, Adieliton Tavares. As residências terapêuticas e as políticas públicas de saúde mental. IGT rede [online]. 2016, vol.13, n.24, pp. 105-114. ISSN 1807-2526.

O serviço de Residência Terapêutica surge no Brasil visando à atenção integral ao indivíduo com transtorno mental priorizando a inserção social desses indivíduos. O presente artigo busca investigar de que forma as Residências Terapêuticas contribuem para a inserção dos indivíduos com transtornos mentais no contexto comunitário a que pertencem. Através do aporte teórico de autores tais como: Barcelar (2006) Scarcelli (2002), Alves (2005) dentre outros que abordam a temática é possível afirmar que as parcerias são fundamentais para o êxito do processo de reabilitação psicossocial realizado a partir das Residências Terapêuticas. A integração de práticas e conhecimentos é fundamental ao desenvolvimento e a qualidade de vida dos moradores.

Keywords : residência terapêutica; inserção social; integração.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License