SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue24The therapeutic residences and public mental health policiesFears and expectations of cussomers and psychologists about the group psychotherapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

IGT na Rede

On-line version ISSN 1807-2526

Abstract

RODRIGUEZ, Martha Patricia Chaves; BARBOSA, Maria Raquel Camarinha da Silva dos Santos  and  FERNANDES, José Luís Lopes. Vitalidade e envelhecimento. IGT rede [online]. 2016, vol.13, n.24, pp. 115-133. ISSN 1807-2526.

Este artigo faz parte de uma tese doutoral em psicologia, cujo tema é uma intervenção em população sénior onde se avalia a vitalidade, por tanto é um dos construtos a ser avaliados. Todos os seres vivos têm a qualidade da vitalidade, relacionada directamente com a energia e os processos metabólicos no organismo e o uso que de ela faz, é definida como a energia disponível para o "self", e está intimamente relacionada com o bem-estar, as necessidades psicológicas básicas assim como a motivação. Durante a velhice, a vitalidade, pode ser mantida ou ainda elevada através de intervenções específicas para esta população.

Keywords : vitalidade; motivação; necessidades psicológicas; velhice.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License