SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número24As residências terapêuticas e as políticas públicas de saúde mentalReceios e expectativas de clientes e psicólogos acerca da psicoterapia de grupo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

IGT na Rede

versão On-line ISSN 1807-2526

Resumo

RODRIGUEZ, Martha Patricia Chaves; BARBOSA, Maria Raquel Camarinha da Silva dos Santos  e  FERNANDES, José Luís Lopes. Vitalidade e envelhecimento. IGT rede [online]. 2016, vol.13, n.24, pp. 115-133. ISSN 1807-2526.

Este artigo faz parte de uma tese doutoral em psicologia, cujo tema é uma intervenção em população sénior onde se avalia a vitalidade, por tanto é um dos construtos a ser avaliados. Todos os seres vivos têm a qualidade da vitalidade, relacionada directamente com a energia e os processos metabólicos no organismo e o uso que de ela faz, é definida como a energia disponível para o "self", e está intimamente relacionada com o bem-estar, as necessidades psicológicas básicas assim como a motivação. Durante a velhice, a vitalidade, pode ser mantida ou ainda elevada através de intervenções específicas para esta população.

Palavras-chave : vitalidade; motivação; necessidades psicológicas; velhice.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License