SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número25Diálogos, marcas e conexões: o método em Teoria Ator-RedeUm Olhar para o Campo como Lugar Fértil para a Presentificação do Fenômeno: Relato de minha experiência com grupo terapêutico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

IGT na Rede

versión On-line ISSN 1807-2526

Resumen

OLIVEIRA, Thais Castelo Araújo. O Estado da Arte das Pesquisas sobre o Sofrimento Psíquico em Familiares Cuidadores de Crianças no Tratamento do Câncer. IGT rede [online]. 2016, vol.13, n.25, pp. 202-217. ISSN 1807-2526.

Identificar nas literaturas já existentes as principais causas do sofrimento psíquico dos cuidadores de crianças com câncer e compreender como o diagnóstico de câncer afeta não só a criança acometida pela doença, mas também os membros da família que convivem com a mesma, é o principal objetivo da pesquisa, no entanto visamos dar um suporte no cuidado e formação mais adequado para o cuidador. Metodologicamente a pesquisa vem tratar de uma causa de saúde urgente e de natureza bibliográfica, para a sua realização foi efetuada uma busca nas bases de dados da (BVSPSI) Biblioteca Virtual da Saúde e "SCIELO") "Scientific Eletronic Library Online". No entanto para viabilizar a coleta de dados foram utilizados os descritores: Câncer e família, Câncer e familiares cuidadores, que serviram de base para a conclusão deste. Para finalizar a pesquisa os estudos concluem que é visível um maior envolvimento dos cuidadores familiares com crianças com diagnóstico de câncer, sendo que os artigos revisados mostraram que o estresse, a culpa e a dor são fatores latentes na vida dos cuidadores. Contudo, se faz necessário uma maior atenção à saúde psíquica do cuidador.

Palabras clave : Sofrimento psíquico; Cuidador; Câncer.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License