SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue25A Look at the Field as a Fertile Place for Presentiment of the Phenomenon: Report of my experience with a therapeutic groupMourning process in gestalt approach: contact and removal, destruction and assimilation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

IGT na Rede

On-line version ISSN 1807-2526

Abstract

BELMINO, Marcus Cézar de Borba. Paul Goodman e o problema da natureza humana a partir de uma leitura “gestáltica": desdobramentos para o campo da política e da educação anarquista. IGT rede [online]. 2016, vol.13, n.25, pp. 234-252. ISSN 1807-2526.

Paul Goodman foi um anarquista, crítico literário, psicoterapeuta, membro do grupo inicial de criação da Gestalt-terapia e coautor do livro “Gestalt Therapy" e, também, um dos pilares do movimento de desescolarização. Este artigo aborda as discussões sobre a teoria da natureza humana e a antropologia de Paul Goodman, assim como seus desdobramentos para o campo da política e da educação. Para Goodman, a natureza humana foi perdida devido a um sistema social repressor que impede o desenvolvimento da criatividade, da sexualidade e das experiências interpessoais de vivência comunitária. Por isso, como forma de resgatar estes princípios básicos da natureza humana, Goodman aponta um sistema anarquista, descentralista e pacifista de organização política e uma nova proposta de educação pautada na desinstitucionalização dos jovens. Para tanto, procuramos desenvolver um estudo bibliográfico tendo como foco as obras de Paul Goodman, principalmente aquelas que tratam de seus fundamentos políticos, buscando compreender como Goodman entende a problemática da natureza humana e o campo das relações políticas. Como conclusão, compreendemos que as discussões de Goodman que apontavam as falhas do sistema americano no século passado ainda são extremamente atuais, e o resgate do trabalho de Paul Goodman se torna necessário para contribuir com a reflexão gestáltica acerca do contemporâneo.

Keywords : Paul Goodman; Anarquia; Natureza Humana; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License