SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número26A Anorexia em Adolescentes Sob a Ótica da Gestalt-terapia: The anorexia in adolescents from the perspective of Gestalt therapyConjugalidade e amor: um olhar da Gestalt - Terapia na prática clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

IGT na Rede

versão On-line ISSN 1807-2526

Resumo

ALVES, Rosileia Pereira Rodrigues. Os Atravessamentos Vividos por um Gestalt: Terapeuta em Formação em Clínicas de Hemodiálise. IGT rede [online]. 2017, vol.14, n.26, pp. 31-50. ISSN 1807-2526.

O objetivo do presente artigo é dividir minhas experiências como psicóloga inserida em unidades de hemodiálise, enquanto aluna do curso de Especialização em Psicologia Clínica - Gestalt-Terapia (Indivíduo, Grupo e Família) realizado no IGT - Instituto de Gestalt-Terapia e Atendimento Familiar. Uma das relevâncias do trabalho parte da escassez de bibliografia de psicólogos ancorados na Gestalt-Terapia inseridos na clínica de pacientes que têm doença renal crônica. A proposta visa também contribuir na reflexão e na prática clínica de outros psicólogos gestalt-terapeutas que vivem inquietudes e incertezas a respeito dos atendimentos que são realizados na Unidade de saúde de hemodiálise, cujos pacientes obrigatoriamente precisam realizar um tratamento regularmente, por muitos anos, com piora de sua saúde e qualidade de vida. Destacam-se conceitos da Abordagem Gestáltica, que auxiliam na compreensão das possíveis contribuições da Gestalt-terapia nesse contexto, que são: Contato, Relação Terapêutica, Aqui e Agora e Experimento. A vivência destes conceitos, com os pacientes no dia a dia de uma Clínica de hemodiálise, são os mais desafiadores, por este motivo, a escolha dos mesmos.

Palavras-chave : Formação do Gestalt-terapeuta; Hemodiálise; Doença Renal Crônica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License