SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número26Conjugalidade e amor: um olhar da Gestalt - Terapia na prática clínicaPsicose e sofrimento ético: a exclusão e suas consequências. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

IGT na Rede

versão On-line ISSN 1807-2526

Resumo

CASTELO BRANCO, Paulo Coelho  e  CARPES, Cândida de Oliveira. Produção Gestáltica nas Bases de dados SCIELO e PEPSIC: Revisão Sistemática. IGT rede [online]. 2017, vol.14, n.26, pp. 72-86. ISSN 1807-2526.

Este artigo objetiva analisar as produções de artigos sobre a Gestalt-Terapia e a Abordagem Gestáltica, conforme uma revisão sistemática no SciELO e no PePSIC, para refletir algumas características da circulação do conhecimento Gestáltico nessas bases de dados. Foram catalogados 73 artigos, publicados de 1997 até 2014, analisados segundo as seguintes categorias: ano, autoria, filiação institucional, periódico, tipo de trabalho e área do conhecimento. Os resultados sugerem que a circulação das produções investigadas tem as seguintes características: constâncias de publicações nos anos de 2004 até 2014; hegemonia de artigos publicados em um periódico; ênfase em produções teóricas; concentração em discussões voltadas para área Clínica; diversos autores produtivos ligados a Universidade de Brasília; região Centro-Oeste como eixo de produção. Conclui-se com a sugestão de exercícios constantes de revisões e outras pesquisas que mapeiem a circulação da Gestalt-Terapia e a Abordagem Gestáltica em outras fontes de dados.

Palavras-chave : Arquivos Abertos; Base de Dados; Gestalt-Terapia; Revisão de Literatura..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License