SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número27Identidades de gênero na perspectiva da teoria do self: uma leitura gestáltica acerca da sexualidade na contemporaneidadePostura Dialógica e Frustração Habilidosa: Tramas da Terapia Gestáltica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

IGT na Rede

versión On-line ISSN 1807-2526

Resumen

FREIRE, Antônio de Pádua César  y  LIMA, Deyseane Maria Araújo. Possibilidades de atuação do Gestalt-terapeuta na psicoterapia de casal a partir da confluência como mecanismo de defesa. IGT rede [online]. 2017, vol.14, n.27, pp. 163-184. ISSN 1807-2526.

Este artigo tem como objetivo discutir quais fatores influenciam as relações amorosas a partir da confluência como um mecanismo de defesa sob a perspectiva da Gestalt-terapia. Promove a caracterização das relações amorosas na contemporaneidade, assim como uma contextualização teórica e prática do gestalt-terapeuta no atendimento a casais. Utiliza como método a revisão integrativa em uma pesquisa qualitativa, trazendo como base de dados livros acadêmicos relacionados ao tema e artigos científicos publicados em revistas eletrônicas. Os resultados desta pesquisa permitem compreender as particularidades da psicoterapia de casal, assim como evidencia as relações amorosas a partir do contato por intermédio da confluência. É importante ressaltar que a atuação do psicoterapeuta de casal possui sua relevância na possibilidade de interação e desenvolvimento saudável de seus participantes.

Palabras clave : Gestalt-terapia; Confluência; Relações Amorosas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License