SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número27Possibilidades de atuação do Gestalt-terapeuta na psicoterapia de casal a partir da confluência como mecanismo de defesaTerapia Comunitária Integrativa e Seu Diálogo com a Gestalt- Terapia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

IGT na Rede

versión On-line ISSN 1807-2526

Resumen

VAVASSORI, Mariana Barreto. Postura Dialógica e Frustração Habilidosa: Tramas da Terapia Gestáltica. IGT rede [online]. 2017, vol.14, n.27, pp. 185-200. ISSN 1807-2526.

O objetivo deste trabalho é discutir as noções de postura dialógica e frustração habilidosa na prática do gestalt-terapeuta. Trata-se de uma revisão da literatura sobre esses conceitos, suas definições e seus possíveis entrelaçamentos. A partir da retomada das raízes filosóficas e a definição do que se compreende por postura dialógica, defende-se esta como uma atitude que deve estar presente ao longo de todo o processo psicoterapêutico. Por sua vez, a frustração habilidosa compreende uma ferramenta que, como tal, será utilizada, eventualmente, no momento adequado. Ambas possuem diferenças entre si, mas não devem ser consideradas opostos. É possível fundi-las em um instrumento efetivo, conforme sugere Perls (1988), na medida em que possuem uma origem comum: o auto-suporte do terapeuta.

Palabras clave : Postura dialógica; Frustração habilidosa; Relação terapêutica; Gestalt-terapia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License